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Kit Academy - F-16 - 1:144 - 12610

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Kit Academy - F-16 - 1:144 - 12610

Dimensões da Embalagem: 21 x 13 x 4cm

O General-Dynamics F16 Falcon é um caça leve e stormtrooper americano monomotor e multifuncional. O trabalho no projeto do F-16 foi iniciado em 1971 pela General Dynamics (que se tornou parte da gigante Lockheed Martin em 1993), ao entrar na competição por um caça leve multiuso (LWF) para a Força Aérea dos EUA. O protótipo YF-16 voou em 2 de fevereiro de 1974. Um avanço em termos técnicos foi a utilização de um sistema de controle elétrico computadorizado fly-by-wire, que possibilitou a redução da área das asas e cauda, ​​reduzindo assim o peso de toda a aeronave. O F-16 foi o primeiro caça do mundo a usar tal sistema. As primeiras versões eram em grande parte feitas de ligas de alumínio (cerca de 83% da estrutura total), mas com o tempo deram lugar aos compósitos. As diferentes versões do F-16 são alimentadas por três versões dos motores: Pratt-Whitney F-100-PW-200, General Electric F110-GE100 e Pratt-Whitney F-100-PW-2020. O "cérebro" do sistema de orientação era o radar APG-66, posteriormente substituído pelo radar APG-68 (V). Vale a pena notar que o projeto do YF-16 foi tão bem-sucedido que venceu não apenas a competição LWF nos EUA (em competição com a aeronave Northrop YF-17), mas também ganhou o Centennial Contract para um multi-role caça para os países europeus da OTAN.
Seus rivais eram as máquinas Dassault Mirage F.1 e SAAB J-37 Viggen. A produção em série do F-16 começou em 1975. Também contou com a presença de países europeus da OTAN para os quais foi uma injeção de novas tecnologias de aviação. A montagem final foi realizada nos EUA, Bélgica e Holanda. O primeiro F-16A Fighting Falcon em série foi lançado em 7 de agosto de 1978. É uma versão de assalto do F-16, destinada principalmente a combater alvos terrestres. O F-16 também se provou em combate, com uma série de vitórias aéreas na guerra do Líbano (1982) e durante a Operação Tempestade no Deserto (1991). No final do século 20, mais de 4.000 dessas aeronaves de sucesso foram produzidas. Havia seis versões básicas do F-16, marcadas como A, C, E (monoposto) e B, D, F (dois lugares). Com base nesses seis modelos, são criadas inúmeras modernizações, na maioria das vezes associadas à substituição de aviônicos, marcados como "Bloco". Desde 2006, o F-16 também atua na aviação polonesa. O Ministério da Defesa polonês decidiu que o F-16 seria a espinha dorsal da força aérea modernizada, rejeitando as ofertas de Dessault e SAAB, embora neste caso fossem os caças Mirrage F2000 e JAS-39 Grippen. Sem dúvida, o maior valor proposto pela empresa americana sob o chamado transação de compensação. Dados técnicos: Velocidade máxima: 2.170 km/h, razão de subida: 254 m/s, teto máximo 15240m, alcance máximo: 3890 km, armamento: fixo - um canhão de seis canos M61A-1 20mm, suspenso - até 9275 kg de carga.

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